segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

E o que é a linguagem...?

LINGUAGEM É...
... a actividade humana que, nas representações de mundo que constrói, revela aspectos históricos, sociais e culturais. É por meio da linguagem que o ser humano organiza e dá forma às suas experiências. O seu uso ocorre na interacção social e pressupõe a existência de interlocutores. São exemplos de diferentes linguagens utilizadas pelo ser humano as línguas, a pintura, a dança, os logótipos, os quadrinhos, os sistemas gestuais, entre outros. …

USAMOS A LINGUAGEM PARA...
“A linguagem é um facto exclusivamente humano, um método de comunicação racional de ideias, emoção e desejos por meio de símbolos produzidos de maneira deliberada.”

O VALOR SOCIAL DA LINGUAGEM
“Tudo o que ser humano alcançou de crescimento cultural está ligado à linguagem. Sem ela, a cultura não existiria, e os conhecimentos não poderiam ser transmitidos de geração para geração. A linguagem torna possível o desenvolvimento e a transmissão de culturas, bem como o funcionamento eficiente e o controle dos grupos sociais.”

Um comentário:

OGM ESPAN disse...

Boas =)
Axo o vosso tema interessantissimo no que diz respeito as pessoas cegas, surdas e mudas ... é bom dar a conhecer tudo isso ... =) Força no vosso projecto ....

Gostava tabem de vos perguntar se queriam participar no nosso projecto ? ... se tiveressem interessado passem pelo nosso blog e leiam o post "Em defesa do consumidor" ... e depois digam qualquer coisa

Cumprimentos e bOm trabalho
Paulo Caldas