segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Supermercados ajudam cegos nas compras


Nova legislação garante, desde esta terça-feira, acompanhamento e tradução dos rótulos em braile

As pessoas com dificuldades visuais têm apoio garantido nas idas às compras nos supermercados. Além do acompanhamento por pessoal especializado, levam para casa produtos etiquetados em braile.

Na sequência da aprovação da Lei nº 33/2008, de 22 de Julho, desde 22 de Janeiro de 2009 as pessoas com deficiência visual podem usufruir de dois importantes serviços quando se deslocarem às compras nos estabelecimentos de comércio misto, hipermercados e supermercados: acompanhamento personalizado e etiquetagem dos produtos adquiridos em Braille com informação relativa à denominação e características principais, bem como à data de validade. A etiquetagem dos produtos em Braille deve ser também um serviço obrigatoriamente prestado nas compras on-line.

Esta Lei apenas obriga a que estes serviços sejam prestados num estabelecimento de uma empresa por concelho, embora algumas sociedades pretendam disponibilizá-los em todos ou vários estabelecimentos.

Também de acordo com a Lei a Direcção Geral do Consumidor tem por obrigação publicar a listagem das lojas que disponibilizam este serviço.

Consulte a listagem em anexo:

Listagem de Lojas com Etiquetagem em Braille


Fonte:- http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1121644 - Jornal de Notícias
- http://www.acapo.pt/news.asp?id=474 - ACAPO

Nenhum comentário: