sábado, 23 de maio de 2009

Como produto final do trabalho desenvolvido ao longo do ano na disciplina de Área de Projecto realizámos um workshop que se dividiu em dois dias, 18 e 19 de Maio.

O primeiro dia foi dedicado à linguagem corporal e contou com a presença de uma convidada muito especial, a Ana Isa Vieira que estuda na Universidade de Évora e frequenta o curso de Estudos Teatrais.

No ginásio do Pavilhão Desportivo reuniram-se alunos desde o 5º ano ao secundário.

A sessão baseou-se em vários exercícios de expressão corporal onde houve grande interacção entre os alunos, combinada com muita diversão. No final os participantes encontravam-se muito satisfeitos com a sessão, referindo mesmo que “…aprendi que a expressão corporal é muito importante e muitas vezes um gesto vale mais do que mil palavras. “

O segundo dia (19 de Maio) foi dedicado à sensibilização dos alunos para com as pessoas com deficiências visuais e auditivas.

As actividades desenvolvidas foram: um percurso com obstáculos onde os participantes tinham os olhos vendados e experimentavam a sensação de serem cegos por uns momentos; também de olhos vendados provaram alguns alimentos e constataram o quanto era difícil saborear a comida e identifica-la. Outra das actividades estava relacionada com a língua gestual portuguesa e mostrava aos alunos a dificuldade que os surdos têm em comunicar com a comunidade em geral.

Conseguimos transmitir o pretendido e isto evidencia-se em expressões dos alunos como: “É mesmo difícil ser cego!” e “Não percebo nada do que estás a dizer!”.

Concluímos assim que os objectivos do nosso projecto foram atingidos, na medida em que sensibilizámos a comunidade escolar para os diferentes tipos de linguagem.

Foram experiências novas e bastante produtivas!

Nenhum comentário: