quarta-feira, 18 de março de 2009


O Goalball é uma competição à parte dos restantes eventos paralímpicos em virtude da atmosfera única vivida dentro do recinto desportivo.

O objectivo é arremessar a bola fazendo-a entrar na baliza adversária, enquanto os jogadores da equipa adversária tentam placar a bola com o corpo. A bola tem um dispositivo sonoro interno (placas metálicas ou guizos) o que permite aos jogadores detectar a direcção da trajectória da bola. Por isso, enquanto o jogo está a decorrer, reina o silêncio absoluto no campo para permitir que os jogadores se possam concentrar e reagir instantaneamente à bola.

O Goalball é jogado por atletas do sexo masculino e feminino com deficiência visual, cegos totais ou amblíopes (atletas com visão reduzida). Os jogadores têm de usar tampões oculares e viseiras opacas para garantir que todos os participantes competem em termos de igualdade.

Cada equipa tem três jogadores a jogar em campo e um máximo de três suplentes. Trata-se de uma modalidade exclusivamente paralímpica, tendo sido introduzida pela primeira vez em 1976 nos Jogos Paralímpicos de Toronto. O órgão regulador de Goalball é a International Blind Sport Federation(IBSA) e o desporto é jogado actualmente em 51 países em todo o mundo.

É um desporto indoor, disputado entre equipas com três jogadores em campo, sendo o objectivo marcar golos na baliza da equipa adversária, com um arremesso manual. O campo de jogo tem 18mx9m, sendo as balizas da dimensão do final deste.

A bola utilizada pesa 1050g e tem um dispositivo sonoro interno que em contacto com o solo permite aos jogadores detectar a trajectória. O jogo tem a duração de 14 minutos úteis dividído em duas partes de 7.

Nenhum comentário: