terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Língua Gestual

É UMA LÍNGUA ?
A expressão "língua gestual" refere-se à língua materna de uma comunidade de surdos. Essa língua é produzida por movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais e a sua recepção é visual. Tem um vocabulário e gramática próprios.


PORTUGUESA OU UNIVERSAL?
Muitas pessoas pensam que a língua gestual, em todo o mundo, é igual. Mas não, esse pensamento baseia-se em alguns preconceitos errados. Os linguistas que estudaram as diferentes línguas gestuais concluíram que estas apresentavam diferenças grandes entre si. Além disso, os surdos sentem as mesmas dificuldades que os ouvintes quando necessitam comunicar com outros que utilizam uma língua diferente.

3 comentários:

António Novais disse...

muito interessante o vosso trabalho :D gostei muito do tema. não percebo, quando foi na altura do escolher o tema, nunca me lembrei de nada fixe --' lol :D mas olha que vou acompanhar o vosso blogue .. continuem com o óptimo trabalho que estão a desempenhar!
em relação ao nosso filme, como vamos ter a participação de muita gente, nao sei se vou poder por o filme online :s mas depois logo se vê! ainda só gravamos a primeira cena lol
boa sorte para o vosso trabalho :D

SANGUE é VIDA disse...

Também acho o tema do vosso trabalho muito interessante :) Nunca me tinha passado pela cabeça que a língua gestual pudesse ser tão díspar de país para país! O vosso vídeo de apresentação está super original - apresentaram muito bem o tema do vosso trabalho!

Boa sorte pra tudo, já ganharam mais uma fã!

Adolescência (Marisa e Noémia) disse...

Vou repetir o que já foi dito :) Considero o vosso tema muito interessante. Escolheram bem visto ser um assunto pouco abordado! É algo que a mim não me passaria pela cabeça e olhem que eu e o meu grupo puxamos bem por ela para encontar um tema xD
Adorei o video de apresentação.
Boa sorte para o resto do trabalho